top of page

COMEMORANDO A 22° ESTRELA DO PAVILHÃO AZUL E BRANCO DA PORTELA

Entre olhares curiosos de quem veio participar da festa comemorativa do Consulado da Portela do RS a impressão era a mesma por todos participantes que se deslocaram, na tarde de sábado, 18/3, para o Boteco Tipo Exportação, localizado no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Sob o cenário azul e branco, musicalizado por hinos e músicas autorais de compositores portelenses, a festa da vitória da Portela, na capital gaúcha, sacramentou a união de sambistas e simpatizantes portelenses. Num clima de alegria, regada de risos – e até de forte emoção – levou o público ao delírio para comemorar a 22ª vitória da Portela, no carnaval carioca 2017.

Os sambistas, trajados nas cores da escola, reuniram-se em uma Roda de Samba onde puderam prestigiar o documentário do cineasta Nelson Hoineff – que retrata os preparativos da agremiação do desfile de 2015 e a mostra de fantasias da Portela.

Organizado por integrantes do Consulado portelense gaúcho ofereceu uma espécie de ceia sambística regada de samba de raiz e músicas da nação portelense trabalhadas com amor e afinco por musicistas de Porto Alegre.

A Presidente do Consulado da Portela do Rio Grande do Sul Janaína Diehl, não encontrava palavras para expressar a emoção de ver concretizado seu antigo sonho: o de estender e divulgar a Portela em solo gaúcho. Mesmo cansada diante da divulgação e trabalhos exercidos na organização dos eventos, Janaína mostrou sua força e garra em cada música pautada na roda de samba. Ao tocar o samba-enredo da águia de 2017, todo o esforço e correria foram transformados em lágrimas, risos, cantos e muito samba no pé. “Eu só tenho a agradecer o esforço do nosso consulado que abraçou junto para dar vida a mais um evento. A Dona Neide Santana, integrante da Velha Guarda da Portela e filha de Chico Santana, compositor do hino da Portela. Ela nos doou o vestido que desfilou no carnaval, em 2010. É tanta gratidão que fica difícil falar tudo. O evento está lindo! É tudo nosso!!!”, comemorou a presidenta.

Na mesa de musicistas, o Vice-Presidente do Consulado gaúcho, Xexéu do Pandeiro, foi o âncora do sarau portelense onde, entre versos e melodias, conduziu o público a cantarolar e comemorar a vitória da águia.

Quem estava presente não só percebeu, entre registros fotográficos e filmagens, a alegria contagiante dos portelenses, como também sentiu na pele (e no samba no pé), que não existe hora nem local para sambar.

Uma data que entrou no registro do consulado, sucesso e alegrias! E vem mais por aí!

Na próxima sexta-feira, 24/3 às 18h (até 20h30min) se realizará -no térreo da Casa de Cultura Mário Quintana, Centro de Porto Alegre - o Consulado da Portela RS de Asas Abertas promoverá um evento musical promulgando a historia da Portela para a comunidade gaúcha. Chega mais e surpreenda-se! É TUDO NOSSO!


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page